Ferrari anuncia saída da F-1 em 2010 se a FIA não mudar regulamento


Após a aguardada reunião desta terça-feira, a Ferrari deu o ultimato: os carros vermelhos só estarão no grid da Fórmula 1 em 2010 se a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) mudar as regras aprovadas por seu Conselho de Esporte a Motor. Desde que foi anunciado o novo - e polêmico - teto orçamentário da categoria, o presidente da equipe italiana, Luca di Montezemolo, já vinha ameaçando não participar da próxima temporada. Na reunião desta terça, os dirigentes da escuderia bateram o pé e deixaram a decisão nas mãos da FIA.
O MAMORÉ.by Harlley Rebouças
A reunião aconteceu na sede da equipe em Maranello, na Itália. Após o encontro, um comunicado oficial foi divulgado com as exigências da Ferrari para manter seus carros no grid em 2010, protestando contra os privilégios para as equipes que aceitarem o novo teto.

- Mesmas regras para todas as equipes, estabilidade de regulamento e continuidade dos esforços da Fota (Associação de Times da Fórmula 1) para metódica e progressivamente reduzir os custos são as prioridades para o futuro. Se esses indispensáveis princípios não forem respeitados e se os regulamentos aprovados para 2010 não mudarem, então a Ferrari não tem a intenção de inscrever seus carros no próximo Mundial de Fórmula 1 - diz a nota.

Apesar de fazer referência à próxima temporada, a ameaça da Ferrari pode se concretizar ainda neste mês. O prazo para as equipes se inscreverem para o campeonato de 2010 acaba no dia 29. Em 12 de junho, a FIA divulga os times inscritos.

Se a saída realmente acontecer, a categoria perderá a única equipe que participa das provas desde a primeira temporada.

- A diretoria considera que, se este for o regulamento da Fórmula 1 no futuro, então acabaram as razões pelas quais a Ferrari participou ininterruptamente do campeonato mundial pelos últimos 60 anos - diz a nota.

A equipe reclamou ainda dos "métodos adotados pela FIA para tomar decisões sérias e a recusa da entidade em se entender com os construtores".

- As regras que têm contribuído para o desenvolvimento da Fórmula 1 ao longo dos últimos 25 anos foram ignoradas, bem como as obrigações contratuais entre Ferrari e FIA quanto à estabilidade de regulamento - afirma o comunicado, alegando que os torcedores "compreenderão que esta decisão difícil é coerente com o comportamento da escuderia em defender valores esportivos e técnicos do automobilismo e da F-1".

Veja Também

Comentarios

0 Comentarios para: "Ferrari anuncia saída da F-1 em 2010 se a FIA não mudar regulamento"

Postar um comentário

 
O MAMORÉ. by Harlley Rebouças
 
Televisão                                          Kaká devolta com o Milan á Liga dos campeões O MAMORÉ. by Harlley Rebouças
 
Bizarro
O MAMORÉ. by Harlley Rebouças
 
Audiencias da Televisão
Fonte:Ibope Divulação:Portal JP Gadget by Harlley Rebouças